CARBOIDRATO PARA CRIANÇAS?

Recheio de mãe

Diversão e gostosuras para o crescimento do seu pequeno.

Lancheira Equilibrada:

CARBOIDRATO PARA CRIANÇAS?

A importância dos carboidratos na alimentação das crianças.

por Ana Maria | 3 anos atrás

Uma revisão publicada em 2015 na Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil apresentou um estudo que avaliou o consumo alimentar de crianças brasileiras nas creches. O estudo mostrou que tanto a ingestão de ferro, quanto, surpreendentemente, a ingestão de energia, estavam abaixo das recomendações de saúde internacionais e nacionais.

A Sociedade Brasileira de Pediatria indica que os carboidratos devem contribuir com 50 a 55% do valor energético diário da alimentação infantil. Existe um mito popular de que carboidratos engordam, mas a Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar esclarece a questão e considera que as calorias vindas do carboidrato produzem o mesmo tipo de energia fornecido por outros alimentos. A consultoria destaca, ainda, que o ganho de peso só acontece se o consumo de calorias for maior que o gasto energético da criança. Segundo os especialistas, um lanche para crianças em idade escolar deve girar em torno de 300 calorias e a composição dos itens da lancheira deve proporcionar um equilíbrio entre todos os nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras. Sempre evitando os excessos, é recomendável que a lancheira contenha alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura e a tradição alimentar do local onde a criança está inserida.

De acordo com esse ponto de vista nutricional e sociológico, tome nota de 2 boas opções de lanche para o seu filho, dentro das recomendações diárias:

1 pote de iogurte parcialmente desnatado com polpa de morango
+ 5 morangos
+ 1 unidade de bolinho Ana Maria Cenoura com Chocolate

OU
1 caixinha de água de coco
+ 6 unidades de castanha de caju
+ 1 unidade de bolinho Ana Maria Banana com Chocolate

O lanche é uma refeição intermediária e, por isso, não é necessário enviar muitas opções, nem grandes quantidades e porções de alimentos para a criança. É recomendado incluir alimentos que sejam fontes de carboidrato na lancheira das crianças, pois fornecerão energia para as atividades, estudos e brincadeiras. Pães, bolos e biscoitos são exemplos de alimentos que podem fazer parte desse lanche.

Fonte: Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar.